domingo, 2 de novembro de 2008

Contar Histórias - origem e histórico

A arte de contar histórias se desenvolveu desde os primórdios da humanidade, sendo intensificada na Grécia Antiga e nas histórias do Império Árabe – “As Mil e Uma Noites”, contadas por Sherazade, que circulam da Pérsia (séc. X) para o Egito (séc. XII), alcançando a Europa somente no (séc. XVIII). 
Sob a magia do contar, desafiando a imaginação do sultão, Sherazade salva a própria vida e a vida do reino, conquistando o coração de Shariar, pois como sabia ser ele um homem muito curioso, ela usava da contação das histórias um meio para sobreviver por mais uma noite. 
Todas as noites, começava uma história nova e só terminava seu enredo no dia seguinte... e por mil e uma noites conseguiu salvar a própria pele, ao fim das quais já tinha três filhos com o sultão, que resolveu poupá-la da morte. Mas só no século XVIII é que autores se voltaram para a produção de histórias infantis com os Irmãos Griim e Hans Cristhian Andersen. 
As primeiras histórias eram contos de fadas, em que a psicanálise dos contos se voltava para a formação ideológica da educação infantil, tinham pro objetivo educar as crianças. Após a Renascença, os contos maravilhosos perdem algumas características, e esse valor retorna somente no séc. XIX com as fábulas de La Fontaine. 
Hoje, e, principalmente, no Brasil temos um grande acervo que foge do mundo da psicanálise, partindo para a realidade e fantasia do mundo das crianças. Autores como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos Queiroz, Ruth Rocha, Marina Colasanti, Celso Sisto, e outros... é que vêm preconizando o desejo de desenvolver na criança pelo lúdico - o conhecimento. Pois, foi com este objetivo que Monteiro Lobato criou suas histórias, com cunho puramente didático. 
O uso da contação de histórias tem encontrado um espaço bastante amplo. Percebendo as inúmeras possibilidades de envolver a escola na leitura, pensando na importância da leitura prazerosa, integrada em todas as disciplinas, a contação de histórias, envolvida de significados e aprendizados. 

 SILVA, Shirlene Álvares

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